Cuiabá 20/04/2018
Busca:  
 Home
 Últimas Notícias
 Cidades
 Política
 Esporte
 Polícia
 Meio Ambiente
 Turismo
 Agronegócio
 Mundo
 Artigos
 Aúdio e Video
 Galeria de Fotos
 Quem Somos
 Fale Conosco
Tunel do Tempo
 
Aquecido "Triângulo da Lavagem"

 Denuncias
 Enquete


Esporte
Governador se empenha para ganhar Copa

O governador Blairo Maggi está desde a confirmação do Brasil como sede se empenhando por Cuiabá na Copa de 2014


 

Zurique, Suíça, 30 de outubro de 2007. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anuncia oficialmente que a Copa do Mundo de 2014 será no Brasil. A delegação brasileira, liderada pelo presidente Lula da Silva e pelo dirigente da CBF, Ricardo Teixeira, aplaude demoradamente. O governador Blairo Maggi é um dos representantes do País, juntamente com colegas governadores, o técnico da Seleção, Dunga e o ex-artilheiro Romário.

 

A presença de Maggi e de seus colegas Ana Júlia Carepa (PA), José Serra (SP), Aécio Neves (MG), Alcides Rodrigues (GO), José Roberto Arruda (DF), Sérgio Cabral (RJ) e de outros estados, em Zurique, naquele momento, significava o aval político das unidades federadas aos presidentes Lula e Ricardo Teixeira, e aos ministros de Estado pela realização da Copa do Mundo no país.

 

O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, não foi a Zurique. Até aquele momento o evento chamado Copa do Mundo não despertava interesse em Campo Grande, e somente passou a chamar atenção das autoridades sul-mato-grossenses e campo-grandenses quando o ministro dos Esportes, Orlando Silva, disse que uma das subsedes da Copa seria destinada a uma cidade do Pantanal.

 

Maggi se posicionou favorável à Copa no Brasil desde o primeiro momento. Além da viagem a Zurique, manteve vários encontros de trabalho com Ricardo Teixeira, inclusive em Cuiabá. Bem antes da decisão política pela Copa do Pantanal o governo de Mato Grosso estava mobilizado pelo evento.

 

No ano passado, Maggi determinou a destinação do Fundo de Desenvolvimento Estrutural e Social de Mato Grosso (Fundesmat) para a realização da Copa em Cuiabá, mais especificamente ainda: para construir um novo estádio de futebol.

 

A determinação do governador teve efeito retroativo ao ano passado, quando a receita do Fundesmat girou em torno de R$ 80 milhões, e se estenderá ao final de 2012.

 

No período de cinco anos a estimativa é de que o Fundesmat arrecade R$ 400 milhões, montante suficiente para a construção de novo estádio na cidade. A receita do fundo é oriunda de juros com a aplicação dos recursos da Fonte 100 Estado, aplicado no Banco do Brasil.

 

“Nós estamos atendendo todas as exigências da Fifa e CBF, e o povo faz a parte dele”, comentou Maggi, em tom otimista. O governador admite que serão necessárias obras estruturantes em Cuiabá para a cidade se adequar às exigências para o Mundial. Porém, observa que todas as cidades também precisarão de investimentos. “Temos prazo para isso, e além do mais contaremos com o PAC da Copa, exatamente para a realização de obras públicas”, acrescenta.

 

A realização da Copa em Cuiabá seria fator de desenvolvimento. Esse é o entendimento de Maggi. O governador avalia que a divulgação da cidade e do Estado abrirá um importante canal para o ecoturismo, gerando emprego e renda na Capital e região. “Copa em cidade praiana não é novidade. Copa em grandes metrópoles, também não. Novidade é Copa no Pantanal, como essa que esperamos promover”, arrematou.

Autor: www.diariodecuiaba.com.br - EDUARDO GOMES - Da Reportagem
Data: 04/02/2009
Noticias da Sessão: Esporte
» Em fim emocionante, Vettel suporta pressão de Bottas e vence no Barein
» Classificatória para as olimpíadas, volta ciclística internacional deve acontecer em Cuiabá
» Superação: Bom de montaria, garoto sonha em reverter a deficiência visual
» Max Holloway volta a nocautear José Aldo e mantém o cinturão no UFC 218
» Com nocaute brutal, Brunson "apaga" Lyoto na luta principal do UFC SP
» Inscrições para pelotão vip da Corrida de Reis 2017 serão abertas nesta segunda-feira (23)
» Jogos dos Conselhos começam nesta semana na Arena Pantanal
» Em Budapeste: David Moura leva prata no Mundial de Judô
» Fórmula 1: Hamilton passeia em Monza, vence a sexta no ano e assume liderança do campeonato
» Hamilton segura pressão de Vettel, vence na Bélgica e embola briga pelo título; Massa no top 10
» Luverdense marca no último minuto, vence o Londrina e respira na Série B
» Combate: Mayweather dá aula de boxe em dez rounds e nocauteia Conor McGregor
» Eterna em um centésimo: Etiene bate chinesa e vira 1ª campeã mundial do país
» Pepeu fatura sete medalhas em Torneio Internacional
» Tenista de Alto Araguaia representará MT na Copa das Federações
 
Tempo
 
Copyright © 2008 Todos os direitos reservados ao NavegadorMT.