Cuiabá 17/09/2019
Busca:  
 Home
 Últimas Notícias
 Cidades
 Política
 Esporte
 Polícia
 Meio Ambiente
 Turismo
 Agronegócio
 Mundo
 Artigos
 Aúdio e Video
 Galeria de Fotos
 Quem Somos
 Fale Conosco
Tunel do Tempo
 
Aquecido "Triângulo da Lavagem"

 Denuncias
 Enquete


Turismo
Chapada dos Guimarães

Uma das principais atrações do cerrado brasileiro, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 1989 com o objetivo de proteger as enormes formações rochosas de arenito...


 

Uma das principais atrações do cerrado brasileiro, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 1989 com o objetivo de proteger as enormes formações rochosas de arenito, mirantes que oferecem ampla visão da planície pantaneira e muitas quedas d”água, graças à rica hidrografia e às bruscas mudanças de altitude.
A cachoeira do Véu de Noiva, próxima ao Centro de Visitantes, é o cartão postal da Chapada do Guimarães. O local também abriga em seus 33 mil hectares mais de 50 sítios arqueológicos com pinturas rupestres e fósseis de animais pré-históricos. É um patrimônio natural brasileiro.

Está localizado no município de Chapada dos Guimarães, Estado do Mato Grosso, e representa uma das inúmeras áreas de preservação nacional. Durante as caminhadas pela mata é possível descobrir paisagens ainda intocadas. As árvores retorcidas revelam-se únicas; flores de todas as cores e frutos exóticos exibem um cerrado generoso e formoso.

O Parque fica aberto para ao público das 8h às 17h, e pode ser visitado durante o ano todo. Mas a melhor época para conhecer o local é entre maio e julho, quando a região está toda florida e as cachoeiras estão bem cheias. No período de chuvas, entre dezembro e abril, as trilhas ficam perigosas e algumas atrações têm seu acesso impedido.

Cachoeiras
Véu de Noiva, Independência, Andorinhas, 19 de Novembro, Pedra Furada, Sete de Setembro, Cachoeirinha, Salgadeira e dezenas de outras cachoeiras lavam a alma de quem está saturado da vida urbana. As águas transparentes descem construindo piscinas naturais em córregos e pequenos rios pedregosos, onde lambaris nadam, indiferentes à companhia dos banhistas. É recomendável a contratação de um guia para acompanhar nesse passeio.

Morro de São Jerônimo
Um dos pontos mais altos de Mato Grosso, com 1.020 metros, proporciona uma vista panorâmica fabulosa. A puxada caminhada até o topo passa por formações areníticas curiosas, como o Jacaré de Pedra, a Pedra Furada e a Mesa do Sacrifício. A trilha termina com 30 minutos de subida bastante íngreme – inacessível em dias de chuva.

Casa de Pedra
Gruta de 70 metros quadrados com riacho e trilha leve desde o Centro de Visitante do Parque. Conta também com inscrições rupestres em seu interior.

Cidade de Pedra
Ali é possível caminhar por formações rochosas, esculpidas pelo vento e pela água, que se formaram nessa escarpa da Chapada, a 350 metros de altura. O local lembra uma cidade de pedra, o que deu origem ao nome. O acesso é feito pela estrada que liga a Chapada dos Guimarães ao distrito de Água Fria, num trajeto de 24 km.

Caverna Aroe Jari (Morada das Almas)
Maior caverna de arenito do Brasil, Aroe Jari conta com 1.550 metros de extensão e várias inscrições pré-históricas em seu interior. O acesso até ela é feito por uma trilha moderada – 4,5 km, média de 1h20 de caminhada.

Gruta da Lagoa Azul
Fica a 30 minutos de caminhada da caverna Aroe Jari, e compreende uma lagoa de águas cristalinas, onde os banhos são proibidos. A visitação é limitada a 50 pessoas por dia, e a contratação de um guia é obrigatória.

Paredão do Eco
Mirante natural da região formado por um imenso paredão de arenito no alto da Chapada. O acesso ao local é feito pela estrada que leva à Água Fria, por uma estrada secundária que adentra o Parque.

Portão do Inferno
Trata-se de um cânion de 85 metros de profundidade que pode ser avistado da estrada que liga Cuiabá à Chapada (MT-251). Dali é possível ver a Cidade de Pedra.

Autor: Navegador MT
Data: 03/11/2008
Noticias da Sessão: Turismo
» Turismo de onças-pintadas vale 56 vezes mais do que prejuízo de ataques a gado no Pantanal em MT, diz pesquisa
» Investe Turismo: Ministro anuncia verba para turismo em 5 municípios de Mato Grosso
» Compare: Consumidor economiza 77% substituindo o ovo da páscoa
» MTur se junta ao IBGE para ampliar a produção de estatísticas sobre turismo
» Segundo caso: Servidora morre após fazer cirurgia pelo programa Plástica Para Todos
» Parque Nacional da Chapada dos Guimarães pode ser privatizado por Bolsonaro
» Confira programas para se divertir com a família em Miami
» Tolerância marcou ato religioso de Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito
» Como economizar nas atrações de Nova York usando CityPass
» Brasil tem diversas cachoeiras para serem visitadas; conheça algumas
» Rússia e Inglaterra atuam para trazer turistas para Mato Grosso
» Confira 20 dicas para não passar aperto nas viagens de navio
» Mato Grosso terá plantio recorde de soja e algodão em 2010/11
» Turismo Ecológico: Sesc Pantanal, refúgio de paz em nome da natureza
» Rede lança ‘residência de férias’ com acesso a resort em Foz
 
Tempo
 
Copyright © 2008 Todos os direitos reservados ao NavegadorMT.