Cuiabá 22/02/2019
Busca:  
 Home
 Últimas Notícias
 Cidades
 Política
 Esporte
 Polícia
 Meio Ambiente
 Turismo
 Agronegócio
 Mundo
 Artigos
 Aúdio e Video
 Galeria de Fotos
 Quem Somos
 Fale Conosco
Tunel do Tempo
 
Aquecido "Triângulo da Lavagem"

 Denuncias
 Enquete


Cidades
Começa, no Teatro Zulmira, 33º Encontro Nacional de Letras e Linguística

Programação segue até sexta-feira, com espaços partilhados entre a ALMT e a UFMT; Hoje (27), agenda prevê intervalo para jogo da seleção brasileira na Copa


 

Com a linguagem universal da música, ao som da marimba e de instrumentos de cordas, começou, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na manhã de hoje (27), o 33º Encontro Nacional da Anpoll, que segue até sexta-feira (29), com programação partilhada entre o espaço cultural da Assembleia Legislativa, parceira do evento, e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O seminário, organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (Anpoll), recebe pesquisadores da área a fim de debater políticas de ensino para a pós-graduação brasileira desse campo do conhecimento.

A abertura contou com o som surpreendente do Grupo RePercute UFMT, quando três percussionistas comandaram a marimba, instrumento de percussão de origem africana, semelhante ao xilofone, experimentando, mais que as lâminas graduadas em escala musical, outras partes do aparelho.

O UFMT em Cordas, formado por oito violinos, duas violas e um violoncelo, também presenteou a plateia. Além da clássica “Primavera – Quatro Estações”, de Vivaldi, e da bem brasileira “Se esta rua fosse minha”, de Heitor Villa-Lobos, os congressistas de todo o país puderam conhecer uma composição regional da gloriosa Zulmira Canavarros – cuja trajetória rendeu a ela a homenagem do teatro que acolheu o evento: a música “Recordações de Amor”.

O momento foi de agradecimentos a todos os organizadores e aos presentes, por meio da diretoria da Anpoll, que compôs mesa. “Hoje, Cuiabá é a capital nacional dos estudos de linguagem”, engrandeceu o presidente da Anpoll, Roberto Leiser Baronas, informando que a temperatura de hoje na calorosa Cuiabá está até agradável.

A programação científica começou com uma mesa de homenagem ao professor Antonio Candido, que faleceu em maio de 2017, quando três convidados (dois presentes e uma por texto escrito enviado – por motivos de saúde) explanaram sobre “As contribuições de Antonio Candido para os estudos de linguagem no Brasil”, enquanto crítico literário, sociólogo e professor filosofia. “Ele contribuiu para o engrandecimento das Letras e de toda humanidade”, marca a professora doutora Marinei Almeida, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A segunda mesa redonda da manhã será “A Capes e os sistemas de avaliação da pós-graduação em Letras e Linguística”. A programação terá um intervalo entre 12h30 e 16h30, para o jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, e retorna no Teatro Zulmira, até a noite.

Na quinta (28) e na sexta-feira (29), a programação será dividida em grupos de trabalho (GT) em salas da UFMT no período matutino (das 8h às 13h) e mesas redondas, no Teatro Zulmira, entre 15h e 20h30. O programa completo do evento, cujo tema desta edição é “Produção de conhecimento, liberdade intelectual e internacionalização nas Letras e nas Linguísticas”, está disponível neste link.

Leia também a matéria-convite neste link.

 

 

Autor: Priscila Mendes / Secretaria de Comunicação Social
Data: 27/06/2018
Noticias da Sessão: Cidades
» Foi salvo: Bebê de um ano é salvo por policias durante afogamento em piscina
» Curso de Medicina: MPF apura suposta fraude em cotas para ingresso na UFMT
» Uber recebe US$ 50 bi em corridas em 2018, mas lucro ainda não aparece
» Preço médio da gasolina nas bombas tem menor valor desde janeiro de 2018, diz ANP
» Ameaça e Boatos: MPF move ação para suspender licença de barragem em MT
» Imprudência em Cuiabá: Câmera flagra acidente durante racha na Avenida Miguel Sutil
» Indenização: Justiça manda Caixa devolver R$ 34 mil a cliente por movimentações fraudulentas
» Cuiabá: Justiça autoriza funcionamento de novo Pronto-Socorro
» Após tragédia: Agência fará vistoria em Manso e mais 12 barragens em MT
» Confirmado: Tarifa de água terá reajuste de 4,6% em Cuiabá a partir de março
» Relatórios de Conselhos: Hospitais estão com medicamentos vencidos e superlotados
» Número de mortos em Brumadinho sobe para 110, e 238 estão desaparecidos
» Concessão: Investidores da Europa e dos EUA disputam aeroportos em MT
» País tem quase 200 barragens de mineração com alto potencial de dano
» Falta de combustível: Sem pagamento de fornecedor, viaturas da segurança voltam a parar
 
Tempo
 
Copyright © 2008 Todos os direitos reservados ao NavegadorMT.