Cuiabá 19/11/2018
Busca:  
 Home
 Últimas Notícias
 Cidades
 Política
 Esporte
 Polícia
 Meio Ambiente
 Turismo
 Agronegócio
 Mundo
 Artigos
 Aúdio e Video
 Galeria de Fotos
 Quem Somos
 Fale Conosco
Tunel do Tempo
 
Aquecido "Triângulo da Lavagem"

 Denuncias
 Enquete


Cidades
Semob prepara operação de trânsito para festa de São Benedito

Em dias de eventos, o trânsito será interditado em frente à Igreja do Rosário e São Benedito a partir das 19h


 

A Prefeitura de Cuiabá está colocando em prática uma grande operação de trânsito, visando assegurar a trafegabilidade e segurança, tanto para condutores quanto para os festeiros, durante o período de celebração da tradicional Festa de São Benedito. As intervenções, coordenadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), iniciam a partir desta terça-feira (26) com a interdição da Rua Corumbá, nas proximidades do cruzamento entre as Avenidas Coronel Escolástico com Tenente Coronel Duarte (Prainha).

Segundo o diretor de Trânsito, Michell Diniz, o bloqueio se faz necessário para que a equipe de trabalho consiga realizar a montagem do palco. “Essa interdição na Rua Corumbá irá até o término da festa de São Benedito. No local ficará o palco, onde durante a preparação do evento terão pessoas trabalhando, portanto faz-se necessário essa intervenção”, explica o diretor.

Em dias de eventos, a partir das 19h, haverá interdição também na Avenida Coronel Escolástico, sentido Fernando Corrêa da Costa, em frente à Igreja do Rosário e São Benedito. A festa terá início na próxima quinta-feira (28), com término marcado para o próximo domingo (01). A via ficará proibida para o trânsito de veículos até às 2 horas da madrugada e liberadas durante o dia. A interdição compreende o trecho entre o Monumento dos Bandeirantes até a igreja do Rosário e São Benedito.

O trânsito, sentido Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), será desviado para Rua lateral ao Morro da Luz, que funcionará como uma via de mão dupla no período da interdição. Também estarão interditadas as ruas dos Bandeirantes com Avenida Tenente Coronel Duarte e Rua do Carmo com a Rua Corumbá (Interdição total até o dia 02/07).

Conforme o Secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, os motoristas devem ficar atentos à sinalização, informa ainda que 12 agentes de trânsito vão trabalhar na área para dar apoio e orientar os motoristas. “A Semob estará dando suporte, fazendo bloqueios e toda operação de trânsito necessária para garantir a segurança dos pedestres e a mobilidade, fazendo assim com que os devotos de São Benedito, possam aproveitar o momento tão esperado do santo padroeiro de Cuiabá”, conclui o Secretário.

Transporte Coletivo

As linhas que descem pela Avenida Coronel Escolástico, durante a interdição, seguirão pela Rua General Valle, passando pela Praça Maria Taquara ou pela Praça Bispo Dom José, retornando pela rua lateral Morro da Luz.

Festa de São Benedito

A Festa de São Benedito é celebrada desde 1722. Conforme os registros, era realizada em uma capela de pau a pique, onde hoje é a Praça da Mandioca no Centro Histórico de Cuiabá, e organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Em 1823, a irmandade pediu autorização a Dom Pedro I para o culto a São Benedito, e essa pode ser a provável data da construção da capela na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Realizada anualmente, a tradição continua, e a imagem de São Benedito percorre as comunidades no mês de maio. A bandeira visita às casas em junho, para dar início aos festejos na “domingueira de julho”.

Após a presença de 130 mil pessoas no ano passado, este ano foram definidos como rei e a rainha o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, e Cecília Alonso Correa Fortes.

A festa de São Benedito tem início nesta quinta-feira (28) e segue até dia 01 de julho, com diversas atividades, como missas pela madrugada, procissões, apresentações culturais e feira gastronômica, que dispõe de comidas típicas regionais.

 

 

Autor: Prefeitura de Cuiabá - ANA CLÁUDIA FORTES
Data: 26/06/2018
Noticias da Sessão: Cidades
» Na madrugada: Tamanduá-bandeira “passeia” perto de shopping novo; veja
» Cancer de Próstata: “Exames não tiram a masculinidade de ninguém”, diz urologista
» Reintegração suspensa: Liminar é suspensa e fazenda de Silval pode ser entregue ao MST
» Parque das Águas: Jacaré é visto atravessando faixa de pedestre em Cuiabá; veja
» Coberto por formigas: Recém-nascido é encontrado dentro de caixa de sapato em Cuiabá
» Luto em Juína: Ex-prefeito morre soterrado em barranco de garimpo
» O consumidor é quem paga: Preço do gás de cozinha chega a R$ 116 em Cuiabá
» Serviços: Comércio poderá abrir no feriadão; agências estarão fechadas
» Abandonados: OAB Peixoto de Azevedo constata abandono em Lar dos Idosos e cobra providências
» Fazendas e mercados batem recorde de casos de roubo de energia em Mato Grosso
» Fim do CNJ e CNMP: OAB cita preocupação e diz que proposta de Selma é retrocesso
» Sobrevivente: Piloto resgatado na mata é transferido de hospital e vai para UTI
» Imagens mostram mulher sendo arrastada por enxurrada - veja o vídeo
» Veja video: Piloto é encontrado vivo em floresta 3 dias após queda de avião
» Brasileiros já pagaram R$ 2 trilhões em impostos em 2018, diz associação comercial
 
Tempo
 
Copyright © 2008 Todos os direitos reservados ao NavegadorMT.