Cuiabá 20/10/2018
Busca:  
 Home
 Últimas Notícias
 Cidades
 Política
 Esporte
 Polícia
 Meio Ambiente
 Turismo
 Agronegócio
 Mundo
 Artigos
 Aúdio e Video
 Galeria de Fotos
 Quem Somos
 Fale Conosco
Tunel do Tempo
 
Aquecido "Triângulo da Lavagem"

 Denuncias
 Enquete


Cidades
Prefeitura e Governo Federal retomam obras da Praça da Mandioca

Nas praças foram encontradas fragmentos arqueológicos, o que envolveu a alteração dos projetos iniciais, gerando mais burocracia, onerando o orçamento e causando a paralisação das obras.


 

A Prefeitura de Cuiabá retomou, nesta terça-feira (9), as obras de requalificação da Praça da Mandioca. Esta é mais uma obra contemplada pelo Governo Federal no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Cidades Históricas, que incluem mais quatro praças do Centro Histórico da Capital: Praça Senhor dos Passos, Praça Doutor Alberto Novis, Praça Caetano de Albuquerque e Escadaria do Beco Alto. A Praça da Mandioca deverá ser entregue à população no dia (6) de junho.

 

A ordem de serviço para a requalificação do local foi dada em 20 de fevereiro. A empresa de engenharia responsável pela obra deu início à primeira etapa com os serviços de demolição com auxílio de uma equipe de arqueólogos que fez o acompanhamento desde a retirada dos escombros, iniciando a sondagem para a localização de fragmentos históricos. Estes mesmos serviços foram aplicados nas três praças e no Beco Alto, cada um apresentou algumas peculiaridades, ocasionando na paralisação das obras.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, Juarez Samaniego, inicialmente a paralisação ocorreu por conta dos estudos arqueológicos que ocorreram nesses locais. E posteriormente, por questões burocráticas e administrativas.

 

“No conjunto de praças do PAC – Cidades Históricas, demos a ordem de serviço em janeiro deste ano seguindo um cronograma de ações. Todas passaram por essas etapas exigidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por ser o centro da capital um sítio arqueológico. Fizemos a Senhor dos Passos, entregamos porque foi a mais simples para conclusão e ao mesmo tempo avançamos para a Dr. Novis e a Escadaria do Beco Alto, nas quais tivemos que interromper os serviços. Nelas, foram encontradas a maior parte de vestígios arqueológicos, o que envolveu a alteração dos projetos iniciais, gerando mais burocracia, onerando o orçamento e causando a paralisação das obras", esclareceu Juarez. 

 

A Praça da Mandioca é o quarto espaço público do centro histórico a receber as intervenções financiadas pelo Governo Federal por meio da Caixa Econômica Federal, avaliadas anteriormente em 900 mil reais autorizados pelo Iphan.

 

Segundo Adão Rodrigues, mestre de obras e responsável pelos trabalhos da Praça da Mandioca, nada será retirado da forma original da praça e, sim acrescentado.

 

“Estávamos aguardando a autorização da Prefeitura para retomarmos os trabalhos, porém nesse meio tempo não ficamos parados. Montamos os bancos que vão vir pra cá, o corrimão, separamos as plantas, organizamos os detalhes que compõem o lugar. Quinta e sexta-feira concluiremos a concretagem e na segunda-feira devemos assentar o piso. Terminado isso, acredito que devemos entregar certinho no prazo”, completou Adão.

 

Andamento das obras das Praças do Pac

 

A Praça Senhor dos Passos, a primeira a ser entregue, recebeu concreto, piso, pintura, luminárias, bancos e novas árvores.

 

Sobre a Praça Doutor Alberto Novis e a Escadaria do Beco Alto, além de cerâmicas e outros fragmentos arqueológicos, também foram certificados que o piso original dos dois lugares é de quartzo branco, o que implicou no atraso de entregas, havendo a necessidade de alteração nos projetos anteriores. Na Escadaria do Beco Alto a proposta é colocar um ou dois degraus em evidência para apreciação pública do patrimônio. As obras deverão ser retomadas no dia 20 de maio. 

 

Já a Praça Caetano de Albuquerque, ainda deverá receber ordem de serviço após a entrega das duas anteriores.

 

Autor: Prefeitura de Cuiabá - ALESSANDRA BARBOSA
Data: 09/05/2018
Noticias da Sessão: Cidades
» Iniciativa da Prefeitura: Vereadores aprovam projeto de lei para que imposto da Uber fique em Cuiabá
» Perdeu controle: Estudante de Direito da Unemat morre em acidente de carro
» Veja quem ainda pode: Veja quem pode sacar cotas do PIS/Pasep após prazo
» Prefeitura finaliza projetos e consegue aprovar financiamento de dois viadutos em Cuiabá; fotos
» Fotos e vídeos: Chuva derruba árvores, placas e acidentes são registrados em Cuiabá
» Ventania derruba árvores em Cuiabá e Defesa Civil monitora temporal
» Após colisão, carreta pega fogo e outra cai em ribanceira na Serra Taipirapuã, veja video
» Parada Cardíaca: Rapaz passa mal e morre durante prova prática do Detran
» Jaciara: Operadora de caixa é executada com 5 tiros ao sair do trabalho
» Ao lado da igreja: “Perdemos tudo", diz moradora que teve casa incendiada em Cuiabá
» Bolsonaro tem alta da UTI, diz boletim médico
» Atroprlsmrnto na Miguel Sutil: Médica Letícia Bortolini é denunciada por 4 crimes pela morte de verdureiro
» Tempo seco: Umidade deve seguir baixa; médica alerta para riscos à saúde
» Garçom morre ao cair do 10º andar do Hotel Paiaguás
» Bolsonaro no Twitter: 'Estou bem e me recuperando'
 
Tempo
 
Copyright © 2008 Todos os direitos reservados ao NavegadorMT.