Cuiabá 20/07/2018
Busca:  
 Home
 Últimas Notícias
 Cidades
 Política
 Esporte
 Polícia
 Meio Ambiente
 Turismo
 Agronegócio
 Mundo
 Artigos
 Aúdio e Video
 Galeria de Fotos
 Quem Somos
 Fale Conosco
Tunel do Tempo
 
Aquecido "Triângulo da Lavagem"

 Denuncias
 Enquete


Cidades
Emanuel Pinheiro recebe os 299 anos de Cuiabá em simbólica celebração religiosa

Ao longo da solenidade religiosa, a trajetória de Cuiabá foi relembrada pelo arcebispo da arquidiocese da Capital


 

A manhã deste domingo (08) inaugurou a chegada do marco histórico dos 299 anos de Cuiabá. E entre os reflexos dos vitrais da suntuosa Catedral, o prefeito Emanuel Pinheiro recebeu a aguardada data, em uma bela e simbólica cerimônia religiosa, cercado por fiéis da Igreja Católica, que acolheram a ministração espiritual presidida por Dom Milton Santos. A missa também contou com a presença do governador Pedro Taques e foi embalada pelos corais municipal e estadual.

Uma terra consolidada em suas tradições religiosas, Cuiabá possui uma ligação particular com os simbolismos da fé cristã. Refletindo sobre o papel da religiosidade na consolidação da Capital mato-grossense, o chefe do Executivo compartilhou o sentimento de alegria e consagração na quente manhã de aniversário da cidade.

“Nossa terra é enraizada na sua fé inabalável e nossa história como uma cidade nascida da mineração está diretamente vinculada à figuras tão emblemáticas para a nossa cultura, como São Benedito. Com uma religiosidade que permeia nossas festividades, somos uma Capital que emana valores ímpares e celebrá-los é enaltecê-los nestes 299 anos que hoje completamos. Essa fé que construiu o nosso passado, faz parte do nosso presente e nos acompanhará pelo futuro. E me alegro por dar as boas vindas aos tempos promissores de nossa amada Cuiabá, rendendo graças ao Autor da vida, em meio ao povo cuiabano, que é parte fundamental nessa longa e fascinante jornada”, afirmou Pinheiro.

Ao longo da solenidade religiosa, a trajetória de Cuiabá foi relembrada pelo arcebispo da arquidiocese da Capital, que convidou todos os presentes a revisitarem alguns dos momentos mais memoráveis destes 299 anos. Fortalecendo a importância de uma vida de fé, ele ministrou sobre alguns dos valores mais fundamentais, como o perdão. “Neste dia tão festivo, precisamos voltar os nossos olhos para o que Deus nos ensinou. Este gesto de redenção seria o suficiente para mudar não apenas as nossas vidas, mas o mundo que nos rodeia. Que possamos ter essa atitude de misericórdia para com aqueles que nos ferem”, disse Dom Milton Santos.

Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, a comemoração religiosa possui um papel edificante, à medida que revigora aquelas tradições socioculturais que formam os pilares da construção humana do povo cuiabano. O gestor ainda pontuou a importância de fazer da religiosidade parte integrante dos festejos do marco histórico.

“Cuiabá está associada ao seu fervor religioso e queremos que as festividades sejam marcadas por esse elemento, que é um dos mais cruciais da nossa formação social. E nesta manhã, em uma atmosfera sublime e serena, recepcionamos os nossos 299 anos de muita história e conquista, conforme também anunciamos um novo tempo para nossa terra, uma nova época transformadora e revolucionária. Nesta promissora era, cultura, infraestrutura e a exímia prestação dos serviços públicos se unem, em prol de uma capital que se desenvolva e cresça sem precedentes”, concluiu.

 

Autor: Prefeitura de Cuiabá - RAFAELA GOMES CAETANO
Data: 08/04/2018
Noticias da Sessão: Cidades
» Assembléia Itinerante: Participação de moradores supera expectativas em Poconé
» 1ª dama sorteia camisas da seleção e promove ação de patriotismo para crianças do Bom de Bola, Bom de Escola
» Audiência pública debate igualdade salarial de homens e mulheres
» Mutirão: Poconé recebe 15ª Assembleia Itinerante nesta quinta e sexta
» Concessão da rodoviária terá prazo de 25 anos e vencedora investirá R$ 30 mi
» Prefeitura de Cuiabá realiza processo seletivo simplificado para 3.785 vagas na área de Educação
» Em Rondonópolis: Adolescente de 16 anos morre após acidente entre Vectra e Corolla
» Começa, no Teatro Zulmira, 33º Encontro Nacional de Letras e Linguística
» Semob prepara operação de trânsito para festa de São Benedito
» Danos morais: Energisa é condenada em R$ 6 mil por não religar energia de consumidor
» Prefeitura e Seja disponibizam gratuitamente kits de antenas e conversores digitais à população de baixa renda
» Teatro Zulmira recebe encontro nacional de Letras e Linguística esta semana
» Novo adiamento: Entrega do novo Pronto-Socorro é adiada para 2019 e obra fica 20% mais cara
» Tolerância marcou ato religioso de Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito
» Chegada do inverno traz baixa umidade do ar e dias quentes aos mato-grossenses
 
Tempo
 
Copyright © 2008 Todos os direitos reservados ao NavegadorMT.