Cuiabá 19/04/2018
Busca:  
 Home
 Últimas Notícias
 Cidades
 Política
 Esporte
 Polícia
 Meio Ambiente
 Turismo
 Agronegócio
 Mundo
 Artigos
 Aúdio e Video
 Galeria de Fotos
 Quem Somos
 Fale Conosco
Tunel do Tempo
 
Aquecido "Triângulo da Lavagem"

 Denuncias
 Enquete


Cidades
Emanuel Pinheiro recebe os 299 anos de Cuiabá em simbólica celebração religiosa

Ao longo da solenidade religiosa, a trajetória de Cuiabá foi relembrada pelo arcebispo da arquidiocese da Capital


 

A manhã deste domingo (08) inaugurou a chegada do marco histórico dos 299 anos de Cuiabá. E entre os reflexos dos vitrais da suntuosa Catedral, o prefeito Emanuel Pinheiro recebeu a aguardada data, em uma bela e simbólica cerimônia religiosa, cercado por fiéis da Igreja Católica, que acolheram a ministração espiritual presidida por Dom Milton Santos. A missa também contou com a presença do governador Pedro Taques e foi embalada pelos corais municipal e estadual.

Uma terra consolidada em suas tradições religiosas, Cuiabá possui uma ligação particular com os simbolismos da fé cristã. Refletindo sobre o papel da religiosidade na consolidação da Capital mato-grossense, o chefe do Executivo compartilhou o sentimento de alegria e consagração na quente manhã de aniversário da cidade.

“Nossa terra é enraizada na sua fé inabalável e nossa história como uma cidade nascida da mineração está diretamente vinculada à figuras tão emblemáticas para a nossa cultura, como São Benedito. Com uma religiosidade que permeia nossas festividades, somos uma Capital que emana valores ímpares e celebrá-los é enaltecê-los nestes 299 anos que hoje completamos. Essa fé que construiu o nosso passado, faz parte do nosso presente e nos acompanhará pelo futuro. E me alegro por dar as boas vindas aos tempos promissores de nossa amada Cuiabá, rendendo graças ao Autor da vida, em meio ao povo cuiabano, que é parte fundamental nessa longa e fascinante jornada”, afirmou Pinheiro.

Ao longo da solenidade religiosa, a trajetória de Cuiabá foi relembrada pelo arcebispo da arquidiocese da Capital, que convidou todos os presentes a revisitarem alguns dos momentos mais memoráveis destes 299 anos. Fortalecendo a importância de uma vida de fé, ele ministrou sobre alguns dos valores mais fundamentais, como o perdão. “Neste dia tão festivo, precisamos voltar os nossos olhos para o que Deus nos ensinou. Este gesto de redenção seria o suficiente para mudar não apenas as nossas vidas, mas o mundo que nos rodeia. Que possamos ter essa atitude de misericórdia para com aqueles que nos ferem”, disse Dom Milton Santos.

Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, a comemoração religiosa possui um papel edificante, à medida que revigora aquelas tradições socioculturais que formam os pilares da construção humana do povo cuiabano. O gestor ainda pontuou a importância de fazer da religiosidade parte integrante dos festejos do marco histórico.

“Cuiabá está associada ao seu fervor religioso e queremos que as festividades sejam marcadas por esse elemento, que é um dos mais cruciais da nossa formação social. E nesta manhã, em uma atmosfera sublime e serena, recepcionamos os nossos 299 anos de muita história e conquista, conforme também anunciamos um novo tempo para nossa terra, uma nova época transformadora e revolucionária. Nesta promissora era, cultura, infraestrutura e a exímia prestação dos serviços públicos se unem, em prol de uma capital que se desenvolva e cresça sem precedentes”, concluiu.

 

Autor: Prefeitura de Cuiabá - RAFAELA GOMES CAETANO
Data: 08/04/2018
Noticias da Sessão: Cidades
» Comunidade Rio dos Peixes realiza o primeiro Festival da Pamonha
» Tempestade e vendaval podem atingir Cuiabá e mais 112 cidades
» Médico envolvido em atropelamento de verdureiro deixa delegacia sob gritos de "assassino"; fotos e vídeos
» Prefeitura realizará passeio inaugural com o BusTour na sexta-feira (20)
» Saúde: UPA é fechada após caso suspeito de gripe H1N1 em VG
» Para reduzir lista de espera, Governo do Estado lança Projeto Papa Fila
» Secretaria disponibiliza ferramenta para recursos contra multas
» Prefeitura de Cuiabá faz o lançamento das obras do Parque dos Trabalhadores
» Roubo de carro termina em perseguição, tiroteio e acidente - veja fotos
» Emanuel Pinheiro lança nesta terça-feira as obras de Parque Municipal na região do Terra Nova
» Rondonópolis: Empresário reage a assalto e é morto a tiros dentro da própria casa
» Emanuel Pinheiro recebe os 299 anos de Cuiabá em simbólica celebração religiosa
» Caminhoneiros protestam contra paralisação de auditores da Receita Federal em Ponta Porã, MS
» Orla do Porto se prepara para receber milhares de pessoas durante os três dias de eventos
» Juiz remete processo contra tenente Ledur para a Justiça Militar
 
Tempo
 
Copyright © 2008 Todos os direitos reservados ao NavegadorMT.