Cuiabá 17/12/2018
Busca:  
 Home
 Últimas Notícias
 Cidades
 Política
 Esporte
 Polícia
 Meio Ambiente
 Turismo
 Agronegócio
 Mundo
 Artigos
 Aúdio e Video
 Galeria de Fotos
 Quem Somos
 Fale Conosco
Tunel do Tempo
 
Aquecido "Triângulo da Lavagem"

 Denuncias
 Enquete


Turismo
Mato Grosso terá plantio recorde de soja e algodão em 2010/11


 

Com os bons preços internacionais e custos de produção estimulantes, o Mato Grosso terá um plantio recorde de soja e algodão na temporada 2010/11, informou nesta quinta-feira (02) o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), órgão ligado aos produtores.

O Imea elevou em replica longines tabulation watches sua previsão mensal a expectativa de área plantada para a soja em 1,2%, o suficiente para apontar um novo recorde para a semeadura no principal Estado produtor da oleaginosa, de 6,22 milhões de hectares, ligeiramente acima da temporada 2009/10 (6,21 milhões de hectares).

 

"No último número, não tínhamos conseguido avaliar se teríamos áreas novas. Agora estamos vendo que realmente existem áreas novas de soja", afirmou Otávio Celidonio, superintendente do Imea.

 

Ele explicou que a soja está avançando em áreas de pastagens, principalmente, num ano em que os preços estão apenas alguns dólares abaixo dos recordes de 2008 na bolsa de Chicago.

 

Com tal previsão de área, o Mato Grosso deverá colher 18,66 milhões de toneladas de soja, ainda abaixo do recorde de 18,8 milhões de toneladas de 09/10, devido a uma produtividade prevista para 10/11 ligeiramente menor.

 

O Estado começou o plantio mais tarde este ano, com uma maior demora para a chegada das chuvas, mas já está próximo de finalizar a semeadura.

 

Entretanto, a colheita em janeiro, período de início dos trabalhos, será bem menor em relação ao ano passado, com o início mais lento dos trabalhos no campo. O Imea estima que a oferta de soja em Mato Grosso será de 1 milhão de toneladas ao final de janeiro, contra 4 milhões de toneladas no mesmo mês do ano passado, o que deve ter implicações no mercado.

 

Se os preços pagos aos produtores serão melhores em relação a 09/10, a margem do agricultor também será superior em 10/11, já que o Estado está semeando esta safra com um custo 18% menor em comparação à temporada passada, segundo Celidonio.

 

O Imea também elevou a previsão de plantio de algodão em relação à previsão do mês passado, mas o avanço na estimativa mensal, de 11,3%, foi bem maior do que o projetado para a soja.

 

O Estado, também o maior produtor da pluma no País, deverá plantar 595 mil hectares de algodão, ante 419,2 mil hectares na temporada passada, alta de 42%.

 

O algodão atingiu no mês passado o maior patamar da história na bolsa de Nova York, a US$ 1,5723 por libra-peso, num mercado fortemente demandado.

 

O plantio de algodão no Estado só deve se intensificar na segunda quinzena de dezembro, e o Imea não tem previsão de produção da pluma.

 

Mas informou que, diferentemente do ano passado, a primeira safra responderá por cerca de 60% da área total semeada, contra menos de 40% em 09/10, quando os cotonicultores se dedicaram mais à segunda safra.

 

Para o milho segunda safra, entretanto, o Imea estima uma redução de 9% em comparação à temporada passada, devido a um plantio de soja mais atrasado este ano, o que diminui a janela para a semeadura do cereal em período ideal.

 

O Imea estima uma área de 1,76 milhão de hectares para o milho safrinha.
"Até o número do milho, se respeitarem a janela, deve ter redução, mas falar que vão respeitar... o preço pode estar melhor, e o pessoal entra plantando fora do período ideal", disse o superintendente.

 

Autor: Terra
Data: 06/12/2010
Noticias da Sessão: Turismo
» Segundo caso: Servidora morre após fazer cirurgia pelo programa Plástica Para Todos
» Parque Nacional da Chapada dos Guimarães pode ser privatizado por Bolsonaro
» Confira programas para se divertir com a família em Miami
» Tolerância marcou ato religioso de Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito
» Como economizar nas atrações de Nova York usando CityPass
» Brasil tem diversas cachoeiras para serem visitadas; conheça algumas
» Rússia e Inglaterra atuam para trazer turistas para Mato Grosso
» Confira 20 dicas para não passar aperto nas viagens de navio
» Mato Grosso terá plantio recorde de soja e algodão em 2010/11
» Turismo Ecológico: Sesc Pantanal, refúgio de paz em nome da natureza
» Rede lança ‘residência de férias’ com acesso a resort em Foz
» Com a cara e a coragem: Cuiabano abandona a carreira para conhecer o mundo de carona
» Aproveite o verão em Cancún com passagens por R$ 2013
» As melhores dicas de Dubrovnik – por uma local que fala português
» Veja um roteiro de três dias para conhecer Washington de patinete
 
Tempo
 
Copyright © 2008 Todos os direitos reservados ao NavegadorMT.