Cuiabá 23/01/2019
Busca:  
 Home
 Últimas Notícias
 Cidades
 Política
 Esporte
 Polícia
 Meio Ambiente
 Turismo
 Agronegócio
 Mundo
 Artigos
 Aúdio e Video
 Galeria de Fotos
 Quem Somos
 Fale Conosco
Tunel do Tempo
 
Aquecido "Triângulo da Lavagem"

 Denuncias
 Enquete


Cidades
Reforma, substituição e construção de novas pontes beneficiam comunidades urbanas e rurais de Cuiabá

Com base em um mapeamento realizado no início da atual gestão, as ações contemplaram mais de 20 localidades


 

No intuito de solucionar problemas referentes às travessias existentes sobre rios e córregos da zona urbana e, principalmente, no perímetro rural da Capital, a Prefeitura de Cuiabá deu seguimento, ainda em 2017, a um grande de plano de atuação para reforma, substituição e construção de novas estruturas em diversas comunidades. As intervenções nas edificações fazem parte do planejamento de trabalho do Executivo, a fim de promover a melhoria na infraestrutura viária em todas as regiões do município.

Para atender as demandas de maneira eficiente, a ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, é executada com base em um mapeamento realizado no início da atual gestão, o que permitiu fazer a identificação das situações consideradas mais urgentes. A partir do levantamento, a Prefeitura passou a colocar em prática um cronograma de atendimento que, até o momento, contemplou mais de 20 localidades.

Prezando pelo compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de tratar com o mesmo valor todas as regiões cuiabanas, a ação de infraestrutura beneficiou, por exemplo, bairros como Canjica, Serra Dourada, Jardim Aroeiras, Novo Milênio, Planalto e Altos da Serra, no perímetro urbano. Além disso, ainda foram atendidas comunidades rurais como São Jerônimo, Rio dos Peixes, dos Médicos, Guia, Sucuri, Terra Santa, dentre várias outras.

“Estamos seguindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro para que promovêssemos uma gestão humanizada para todos os cidadãos, sem nenhuma distinção. Por isso, procuramos primeiramente fazer um trabalho de visitação em cada uma dessas localidades para conhecer de perto a situação e colocar em prática um trabalho que colocasse um fim aos problemas enfrentados pelos moradores. Graças a todo empenho de nossas equipes estamos conseguindo atender de maneira igualitária todas as regiões”, argumentou o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Levando em consideração as especificidades de cada comunidade, o corpo de engenharia técnica da Secretaria conseguiu montar uma estratégia de operação que atendesse de forma ágil e efetiva as necessidades individuais apresentadas por cada uma das edificações mapeadas. Dessa forma, o trabalho permitiu que fossem realizadas 14 reformas em pontes de madeira, a construção de duas novas pontes, sendo uma de madeira e outra de concreto, e também a substituição de 12 pontes de madeira por Bueiro Duplo Celular, Bueiro Simples Celular, Bueiro Duplo Tubular, Bueiro Simples Tubular e Bueiro Triplo Tubular.  

“No geral, essas estruturas não apresentavam mais a segurança necessária para motoristas, ciclistas, e também pedestres que trafegam diariamente pelos pontos de passagem. Em algumas situações a edificação já nem existia mais e isso prejudicava o direito de ir e vir do cidadão, como era o caso, por exemplo, da Comunidade Ecoville II, onde construímos um nova ponte de concreto”, pontuou Vanderlúcio.

Pontes de Concreto

Atendendo a uma solicitação antiga das mais de 50 famílias que residem na Comunidade Ecoville II, situada nas proximidades do km 29 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) que, após uma forte chuva em 2016, viram a antiga estrutura de madeira ser levada pelas águas do Rio Coxipó, a Prefeitura de Cuiabá entregou, em dezembro de 2017, a primeira das seis pontes concretos que serão construídas ao longo da gestão, em diversas comunidades rurais. Com mais de 50 metros de extensão e 40.20 metros de largura, a nova passagem deu um definitivo aos problemas relacionados à locomoção enfrentados pelos moradores.

Além dessa, estão previstas as construções de pelo menos outras cinco pontes em diferentes localidades. Segundo anunciado pelo chefe do Executivo cuiabano, também receberão a infraestrutura as comunidade Ribeirão Forquilha - Região do Mojo/ Distrito do Aguaçú; Rio Bandeira - Estrada do Chaparral/Coxipó do Ouro; Rio Paciência - Região do Coxipó do Ouro; Rio Aricázinho - Estrada Comunidade dos Médicos; Rio dos Médicos - Estrada Comunidade dos Médicos.   


Galeria de Fotos:

 

Autor: Prefeitura de Cuiabá - BRUNO VICENTE
Data: 18/01/2018
Noticias da Sessão: Cidades
» Fatalidade: Trabalhador rural morre após ser atingido por fio de arame no peito
» Criminosos detonam explosivos em viaduto na 10ª noite de ataques no Ceará
» Impasse na Saúde: Secretário se reúne com médicos e diz que Samu não vai parar
» Tragédia na Walley: Córneas de cantor sertanejo devem ser doadas para mato-grossense
» MT recebe remessa de papel moeda e emissão de RGs volta a ser feita após mais de 1 mês suspensa
» Reajuste de R$ 4,10: Preço da passagem de ônibus sobe também em Várzea Grande
» Prefeitura de Nova Monte Verde (MT) abre inscrição de processo seletivo com salário de até R$ 12,6 mil
» Som alto: Após reclamações, Prefeitura multa bar na Praça Popular
» Acidente fatal: Homem de 46 anos morre ao ser atropelado na Avenida Beira Rio
» Vítima de sequestro: Mulher escapa do ex-marido, mas tem filho levado embora
» Vidas perdidas: Imprudência e bebedeira causaram acidentes e mortes em 2018
» Chuva causa deslizamentos e destrói casas em Cuiabá, veja fotos
» IPVA fica em média 3,21% mais barato em 2019 em MT
» Morre aos 94 anos o empresário Ueze Elias Zahran
» Balanço: Excesso de velocidade ainda é a principal causa de mortes nas rodovias federais
 
Tempo
 
Copyright © 2008 Todos os direitos reservados ao NavegadorMT.