Cuiabá 23/09/2017
Busca:  
 Home
 Últimas Notícias
 Cidades
 Política
 Esporte
 Polícia
 Meio Ambiente
 Turismo
 Agronegócio
 Mundo
 Artigos
 Aúdio e Video
 Galeria de Fotos
 Quem Somos
 Fale Conosco
Tunel do Tempo
 
Aquecido "Triângulo da Lavagem"

 Denuncias
 Enquete


Cidades
Secretaria realiza Caminhada contra a exploração sexual infanto juvenil


 

A secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou na manhã desta quarta-feira (18), a caminhada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A saída aconteceu às 8h do Estádio Municipal Apolônio Bouret e transcorreu pelas ruas dos bairros até a Praça Dom Wunibaldo, no centro da Chapada, onde foi firmada uma parceria da prefeitura com o Ministério Público para desenvolver um projeto junto às escolas sobre o tema de abuso e exploração infanto juvenil.

Na oportunidade o promotor de Chapada dos Guimarães, Leandro Volochko falou do projeto Concurso Cultural 18 de Maio onde desenvolveu junto às escolas da cidade de Água Boa (730Km de Cuiabá), durante os três anos em que foi promotor naquela cidade. “O objetivo do projeto é promover o debate sobre abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes nas escolas, por meio de quatro categorias; redação, música, slogan e fotografia. Os melhores trabalhos receberão prêmios, assim como o professor orientador e a escola dos vencedores”, explicou ele.

Para a secretária Municipal de Assistência Social, Hélia Maria Moreira Pacheco de Mello, cabe a cada um de nós combatermos este tipo de crime. “A secretaria está empenhada em chamar a atenção da sociedade para este grave problema que existe em todo o país e Chapada não é diferente desta triste realidade”, salientou.

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Chapada afirmou que a demanda sobre abuso e exploração sexual de menores é significante, principalmente na zona rural do município.

Para Thelma este tipo de crime acontece todos os dias e é uma covardia de quem pratica e covardia maior de quem protege o criminoso. “Esta parceria com o Ministério Público é um instrumento a mais no combate ao abuso e a exploração infanto juvenil”, concluiu.

A Caminhada teve a presença de Thelma de Oliveira, do promotor de Justiça, da secretária Municipal de Assistência Social, coordenadora e funcionários do CRAS, do SAAE, da Câmara Municipal, das crianças e equipe da APAE, crianças do Acolhimento Institucional Alana Celine de Mello Reindel Fonseca, crianças do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, alunos das escolas municipais, funcionários da prefeitura e o Conselho da Comunidade da Comarca de Chapada dos Guimarães.

18 DE MAIO

Em 2000, o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal n° 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de 8 anos de idade foi cruelmente assassinada após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo.

A intenção é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, pois ninguém está livre de ser atingido por essa situação. É preciso formar uma consciência nacional para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger meninas, meninos e adolescentes brasileiros.


 

Autor: mara lucia carnevale _ assessoria
Data: 19/05/2017
Noticias da Sessão: Cidades
» Noite cuiabana: Prefeitura manda retirar mesas e cadeiras de Praça da Mandioca
» Descaso em Chapada: Banhistas espalham sujeira e ameaçam Cachoeira da Martinha
» Ponte de madeira não resiste a peso de carreta e desaba
» 2ª EDIÇÃO: Seminário sobre judicialização da saúde suplementar traz palestra com Draúzio Varella
» Governo deverá fornecer medicamentos à base de heparina para gestantes
» Ministro Kassab garante que MT será o primeiro Estado a receber internet do satélite
» Em chamas: Apartamento em edifício no Jardim das Américas pega fogo
» Diversidade: Psicólogos e comunidade LGBT de Cuiabá querem suspensão de liminar da 'cura gay'
» Com pavimentação de Cotriguaçu a Juruena Pró-Estradas chega a 2 mil km de asfalto
» Prefeitura de Cuiabá convoca 121 aprovados no concurso da Educação
» Após denunciar políticos, Silval Barbosa diz que teme ser morto
» INSS tem mais de R$ 1 bilhão parado em contas de beneficiários mortos
» Tragédia na MT-158: Criança de 4 anos morre em grave acidente entre carro e carretas
» Mercedes e Mitsubishi: Juiz nega gratuidade em ação por deputado possuir 26 veículos
» Marcelo Rezende morre aos 65 anos em São Paulo
 
Tempo
 
Copyright © 2008 Todos os direitos reservados ao NavegadorMT.