Cuiabá 25/07/2017
Busca:  
 Home
 Últimas Notícias
 Cidades
 Política
 Esporte
 Polícia
 Meio Ambiente
 Turismo
 Agronegócio
 Mundo
 Artigos
 Aúdio e Video
 Galeria de Fotos
 Quem Somos
 Fale Conosco
Tunel do Tempo
 
Aquecido "Triângulo da Lavagem"

 Denuncias
 Enquete


Cidades
Jovem com doença rara volta a andar após tratamento na Tailândia

Lorena Santos, de 23 anos, fez tratamento com células-tronco durante 25 dias. Doença rara afeta a coordenação, a fala e a visão.


 

A jovem Lorena Santos, 23 anos, voltou a andar e a se alimentar sozinha após um tratamento com células-tronco realizado na Tailândia, no início deste ano. Ela tem uma doença chamada 'Síndrome de Machado Joseph", que tem entre as consequências a perda dos movimentos, dificuldades na fala, na visão e causa até dificuldades para a ingestão de alimentos.

Segundo a mãe de Lorena, Roberta Cândida dos Santos, a filha voltou a andar sozinha na última quinta-feira (11), antes do esperado pelos médicos responsáveis pelo tratamento. A expectativa, de acordo com os médicos, era de que ela voltasse a andar sozinha em seis meses.

"Os médicos disseram que ela iria andar sozinha só depois de seis meses e estamos muito felizes que ela tenha conseguido antes disso", contou.

Lorena passou 25 dias, entre janeiro e fevereiro, em Bangkok, na Tailândia, onde realizou o tratamento com células-tronco, para ajudar a retomar os movimentos. A viagem custou R$ 175 mil e foi custeada pelo governo.


A mãe avalia que o tratamento foi fundamental para a melhora de vida da filha, que, além de apresentar melhora na coordenação motora e no equilíbrio, também melhorou a fala e a ingestão de alimentos, bem como a postura e a visão.


O tratamento com células tronco, segundo a mãe, melhorou a qualidade de vida da filha em 70%. "Ela está muito melhor, até a postura dela melhorou. Ela está andando sem a ajuda de nada, nem de ninguém", afirmou a mãe.

A dieta de Lorena não inclui carboidratos e nem açúcar para ajudar. Ela faz pilates três vezes por semana, vai regularmente a fonoaudióloga e faz fisioterapia. Roberta contou que a filha vai começar a fazer acupuntura e hidroginástica ainda este mês.

O diagnóstico da doença saiu quando Lorena tinha 17 anos. Aos poucos, ela foi perdendo os movimentos das pernas e antes do tratamento tinha dificuldades na fala e ao andar. O pai e a avó de Lorena morreram em decorrência da mesma doença.

Após o tratamento Lorena afirma estar contente com a melhora e que está confiante em ter uma qualidade de vida melhor. "É uma evolução muito significativa para mim. Me sinto mais livre e independente”, contou.


Na página dela numa rede social, Lorena postou vídeos que mostram ela andando sem ajuda e dizendo que está muito feliz com o tratamento.

"Sobre voltar a andar: levantar cedo para ver se eu estou mesmo conseguindo, é quase um sonho. Só agradecer, Jesus lindo!", disse.

O dinheiro arrecadado com a campanha “Todos por Lorena”, feita por amigos e família, além das rifas e bazares antes da liminar do governo ser liberada, será guardado para o próximo tratamento de Lorena.

Na campanha, vários artistas nacionais, como Supla, Tito Santa Cruz do Detonautas e Digão do Raimundos, além de artistas regionais como Bruna Viola, Júnior e Nando, Sara e Lívia, Denner e Douglas, Felipe (da dupla Felipe e Ferrari), postaram videos nas redes sociais pedindo para as pessoas ajudarem com a campanha.

Em maio de 2016, o juiz da Vara da Fazenda Pública de Cuiabá, Luiz Aparecido Bertolucci, determinou que o estado custeasse o tratamento no exterior.

No processo, o estado fez um pedido de reconsideração da penhora e a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Maria Aparecida Ribeiro suspendeu no mês seguinte a decisão anterior que havia determinado a liberação do dinheiro para o pagamento do tratamento. No entanto, a família de Lorena ingressou com recurso no TJMT e, no dia 21 de novembro, foi dada uma decisão determinando o tratamento. E, então, a decisão foi cumprida.


 

Autor: Por G1 MT
Data: 16/05/2017
Noticias da Sessão: Cidades
» Oftalmologia: Oitava Caravana já tem mais de 5 mil pacientes agendados
» Trabalhador de 63 anos cai de andaime em obra de escola e morre em MT
» Ônibus atinge e mata motociclista em avenida de Cuiabá
» Data marcada: Avalone promete entregar Salgadeira em 11 de março de 2018
» mposto sobre a gasolina dobrou e custará R$ 0,89 por litro
» Gazeta fecha parceria com Ambev para Festival de Inverno
» Combustíveis: Governo faz contas para definir tamanho do aumento do PIS/Cofins
» Temperaturas despencam novamente no país e SC tem recorde de frio do ano
» Morador de rua é encontrado morto na tarde mais fria dos últimos 4 anos em SP
» Apontamentos do MP: Estado vai diminuir desapropriações na rota do VLT
» Tiro atinge sede da Petrobras no Rio
» Frente fria muda paisagem em Chapada dos Guimarães (MT) e temperatura chega a 6º C
» Massa de ar frio que derrubou temperaturas no Sul avança para Sudeste e Centro-Oeste
» Frente fria deve seguir até sexta; mínima pode chegar aos 9º C
» Grupo folclórico de MT se apresenta em festival internacional neste mês
 
Tempo
 
Copyright © 2008 Todos os direitos reservados ao NavegadorMT.