Cuiabá 17/09/2019
Busca:  
 Home
 Últimas Notícias
 Cidades
 Política
 Esporte
 Polícia
 Meio Ambiente
 Turismo
 Agronegócio
 Mundo
 Artigos
 Aúdio e Video
 Galeria de Fotos
 Quem Somos
 Fale Conosco
Tunel do Tempo
 
Aquecido "Triângulo da Lavagem"

 Denuncias
 Enquete


Turismo
Conheça as lendas e mistérios da Ilha da Trindade

A ilha está 1.167km distante da costa brasileira e é povoada por 32 homens do Comando da Marinha do Brasil.


 

Se você gosta de mistério, Trindade - uma ilha entre o Brasil e a África - é um prato cheio. Lá tem histórias de tesouro pirata, disco voador, túnel da morte, praia que puxa pessoas, vulcão, tempestade súbita e ondas fatais. "Incrível, fantástico, extraordinário" é pouco para descrever este lugar.

 

Espanta como uma ilha pouco habitada e pequena - sua área equivale a 900 campos de futebol - reúna tantos "causos". Trindade, ao lado do Arquipélago de Martim Vaz, é o lugar mais a leste do Brasil, onde o sol nasce primeiro. A ilha está 1.167km distante da costa brasileira e é povoada por 32 homens do Comando da Marinha do Brasil.

 

Em palestra em 1918, no Rio de Janeiro, o professor Bruno Lobo contou que espanhóis teriam retirado ouro e prata da Catedral de Lima, na fuga após a independência do Peru, em 1821. Piratas ingleses teriam tomado o tesouro e o escondido em Trindade, no túnel do vulcão.

 

Outra história envolve o corsário inglês Zulmiro. Antes de morrer no Paraná, revelou ter enterrado seu tesouro na ilha. Bruno Lobo afirma que pelo menos 12 expedições até o início do século passado procuraram a fortuna.

 

Mais um mistério é a suposta aparição de objeto voador não identificado em 1958. No navio Almirante Saldanha, estavam 40 pessoas no convés quando um objeto surgiu sobre as montanhas. O fotógrafo Almiro Baraúna registrou o fato em sete fotos que correram o mundo. "Meu tio deu muitas palestras. Há quem diga que as imagens são falsas, mas há muitas teorias para comprová-la", diz Mara Baraúna. Almiro morreu em 2001 crente que fez um flagrante.

 

Formada por erupções vulcânicas há 3,5 milhões de anos, a ilha avança 5,5 mil metros rumo ao fundo do mar. Por isso, discute-se a existência de túneis submersos, cortando a ilha de um lado a outro. A queda de um helicóptero na Praia do Puxa, em 1979, com a morte do piloto, reforçou a crença. Ninguém achou a aeronave nem o corpo do militar. "Não sei a razão. Mas o que se joga ali aparece do outro lado da ilha", conta o cabo Otávio Martins, 39 anos, que já passou temporada de quatro meses por lá.

 

Fenômeno natural na região é a mudança brusca do tempo. "As nuvens aparecem e cai o temporal, o Pirajá", conta o capitão-de-corveta José Antonio Tavares Fantini, 37, atual comandante em Trindade.

 

O escritor Moacir Lopes ouviu muitos causos em 1950, quando era marujo. Inspirado pelos relatos, lançou As fêmeas da Ilha de Trindade, onde narra a história das cabras que eram tratadas como mulheres: "Naquela solidão, um militar chegou a pôr brincos numa cabra, mas o cozinheiro a matou para o almoço. O "viúvo", revoltado, o esfaqueou". Na ilha não é permitida a presença feminina.

Outra narração é a astúcia do burro Libólio, levado para ajudar no transporte dos suprimentos. "Quando o animal via o navio chegar, sabendo que trabalharia mais, corria para as montanhas", conta. Precavidos, os militares prenderam o bicho um dia antes da vinda do barco. "O animal, esperto, passou a fugir ao pressentir que estava na época do abastecimento", conta Moacir.

Autor: www.olhardireto.com.br - O dia
Data: 15/12/2008
Noticias da Sessão: Turismo
» Turismo de onças-pintadas vale 56 vezes mais do que prejuízo de ataques a gado no Pantanal em MT, diz pesquisa
» Investe Turismo: Ministro anuncia verba para turismo em 5 municípios de Mato Grosso
» Compare: Consumidor economiza 77% substituindo o ovo da páscoa
» MTur se junta ao IBGE para ampliar a produção de estatísticas sobre turismo
» Segundo caso: Servidora morre após fazer cirurgia pelo programa Plástica Para Todos
» Parque Nacional da Chapada dos Guimarães pode ser privatizado por Bolsonaro
» Confira programas para se divertir com a família em Miami
» Tolerância marcou ato religioso de Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito
» Como economizar nas atrações de Nova York usando CityPass
» Brasil tem diversas cachoeiras para serem visitadas; conheça algumas
» Rússia e Inglaterra atuam para trazer turistas para Mato Grosso
» Confira 20 dicas para não passar aperto nas viagens de navio
» Mato Grosso terá plantio recorde de soja e algodão em 2010/11
» Turismo Ecológico: Sesc Pantanal, refúgio de paz em nome da natureza
» Rede lança ‘residência de férias’ com acesso a resort em Foz
 
Tempo
 
Copyright © 2008 Todos os direitos reservados ao NavegadorMT.